Se pegarmos a lista dos cinco sites mais visitados no mundo — Google, YouTube, Facebook, Bidu (espécie de Google da China) e Wikipedia —, será que podemos estimar a fortuna pessoal de cada um dos fundadores? Larry Page, do Google, tem, segundo a Forbes, uma fortuna pessoal de US$ 50 bilhões. Mark Zuckerberg nada em uma piscina de 70 bilhões de moedas de um dólar. Cada um dos fundadores do Bidu tem US$ 15 bilhões. Os fundadores do YouTube venderam sua parte por meio bilhão cada. E Jimmy Wales, fundador do Wikipedia, tem uma fortuna avaliada em pouco mais de US$ 1 milhão. Por quê? Porque ele criou um negócio para não dar dinheiro. Mas sim revolucionar a maneira de gerar conhecimento colaborativo no mundo. Ele poderia ganhar fortunas vendendo espaço publicitário. Afinal, tem o quinto site mais visitado do mundo. Mas ele diz que não precisa de mais dinheiro. Consegue perto de US$ 100 milhões em doações por ano. Diz que pode tomar um café com qualquer pessoa que ele queira. E conta que, quando diz às pessoas que é o fundador do Wikipedia, deixa-as sem fala. Segundo ele, se dissesse que é dono da maior rede de revendas de automóveis nos Estados Unidos, não teria uma reação nem mesmo próxima dessa: as pessoas diriam, ah!, ok.